• ---
  • Máx: ?
  • Min: ?

  • ---
  • Máx: ?
  • Min: ?

Notícias

Encontros de "Escutatória" do SUS de Benedito Novo é apresentado na VIII Amostra "Humaniza SUS" promovido pela Secretaria de Saúde do Estado (SES)

saúde - Publicado em 07/11/2019 às 11:07 - Atualizado em 07/11/2019 às 11:07

Em Benedito Novo os profissionais de saúde se reúnem mensalmente nas unidades de saúde para os encontros de “Escutatória”.  No encontro é formado uma roda de conversa aberta entre servidores e usuários do SUS. O psicólogo Fernando Portella conduz o grupo por meio da psicanálise. Segundo o profissional o objetivo das reuniões é promover a saúde “Ao longo das reuniões, são articulados assuntos sobre a vida, o cotidiano de trabalho, as angústias e incertezas que compõem a experiência humana e que interferem na nossa saúde”, explica Portella.

 

A ideia de promover a escuta tória teve influência da crônica de Rubem Alves. No texto o autor aborda a importância da prática de escutar o outro de forma imparcial, sem o uso de pré-conceitos para filtrar a narrativa.

 

Segundo Fernando, os benefícios da inciativa já são visíveis. “Percebo, pelos relatos dos usuários (na maior parte agentes de saúde) que isso tem um efeito terapêutico e de qualificação da escuta. As pessoas tratam lá assuntos pessoais, e também conseguem "olhar de fora", pensar sobre outra perspectiva a rotina de trabalho”

 

"Os Encontros de Escutatória" acontecem desde o início de 2019, nas unidades de saúde do município.  O psicólogo ressalta a relevância da escuta tória para a humanização do Sistema Único de Saúde (SUS). “Esses momentos permitem que os trabalhadores da saúde possam escutar a eles mesmos, aos colegas e usuários, como pessoas com uma história a ser considerada, e não apenas números num relatório”, relata Portella.

 

A técnica de enfermagem do posto de saúde do bairro Alto Benedito, Cristiane Nassien, já esteve presente em um dos encontros e aprovou a experiência. “Eu gostei achei importante a troca de experiências que acrescentam e aqui organizamos os encontros em frente à recepção para que a população participe cada vez mais”, afirma ela.

 

 

Referência estadual

O programa de Escutatória do SUS de Benedito Novo ganhou destaque no estado de Santa Catarina.  A iniciativa foi apresentada pelo psicólogo Fernando Portella na VIII Mostra de Experiências de Humanização com o tema “Humaniza SUS na contemporaneidade”. O evento aconteceu na cidade de São José (SC) no mês de outubro.  A Mostra de experiências é promovida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) por meio da Escola Pública de Saúde.

 

Fonte: Secretaria de Saúde de Benedito Novo e Secretaria do Estado da Saúde

Por Assessoria de Imprensa


Galeria

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar