Ela deixou a terra natal e atua com sucesso no turismo de Benedito Novo. No dia da Mulher conheça a história de Cristiane Begalke.

turismo - Publicado em 08/03/2020 às 11:45 - Atualizado em 12/03/2020 às 13:22

Créditos: Cristiane Begalke Baixar Imagem

Como escreveu a Professora Universitária e Colunista do Jornal Estadão, Ruth Manus, “Quem saiu da terra natal enfrenta diversas incertezas, menos, a de não ter tentado. “O preço é alto. A gente se questiona, a gente se culpa, a gente se angustia. Mas o destino, a vida e o peito, às vezes pedem que a gente embarque. Alguns não vão. Mas nós, que fomos, viemos e iremos, não estamos livres do medo e de tantas fraquezas. Mas estamos para sempre livres do medo de nunca termos tentado”.

E Nessa data especial queremos homenagear à todas as Mulheres, mas especialmente, as que movem o Turismo de Benedito Novo. E para representar esse público vamos contar a história da Cristiane Begalke que mudou-se da cidade paranaense, para Santa Catarina. Atualmente, ela gerencia um dos principais pontos turísticos do município, o Sítio Begalke.

O começo na terra catarinense

aos 23 anos, ela saiu do Paraná e mudou se para a pequena e turística cidade de Benedito Novo (SC), localizada no Vale Europeu. A Jovem trabalhou em órgãos públicos e empresas particulares até dar início aos trabalhos na área de turismo.

“O começo não foi nada fácil, pois vim do Paraná, onde a cultura é diferente, sotaque diferente e um estilo de vida também incomum. Sempre ouvia meus sogros falarem sobre o turismo no Sítio Begalke , e , tentei reabri-lo, mas não tinha  ideia de como fazer, então foi aí que conheci a Cíntia Mara Panini, que na época era gestora de turismo da cidade, através dela surgiram cursos, capacitações e a coragem para fazer acontecer.

Por Assessoria PMBN

Foram vários seminários, palestras, visitas técnicas, eventos nos quais encontrei antigos parceiros do Sítio Begalke, como a Ativa Aventuras e também fiz novas parcerias. Fúlvio Ardi Vera, que na época pertencia ao Conselho Municipal de Turismo também me ajudou muito”, relata Cristiane.

Turismo de trabalho e de...resultados !

Desde 2018 a gerente do sítio, Cristiane Begalke se mantém integrada e atuante nas ações do turismo de Benedito Novo. Além de estar à frente do empreendimento, também é ela que coloca a mão na massa “Eu quem roço a grama, faço a limpeza e manutenção, atendo ao turista pelo WhatsApp e telefone, alimento as redes sociais, e ajudo a fazer as refeições. No entanto tenho total apoio dos meus sogros e do meu esposo que é caminhoneiro e viaja muito, mas quando está em casa participa das atividades.”, explica ela.

“Hoje temos uma média de 100 a 120 turistas por mês, sendo que nos 2 primeiros anos passei meses sem receber nenhum visitante. Tenho parceria com mais de 15 empresas entre agências de turismo, receptivos, pousadas, hotéis e guias de turismo, o mais importante é que tenho parceiros de trabalho em Benedito, todos nós atuamos  integrados e nivelados, isso também foi possível através do apoio e trabalho desenvolvido pelo departamento de turismo”, afirma Cristiane.

Os diferentes papéis

Apesar da demanda de trabalho, Cristiane consegue conciliar a rotina do empreendimento com a maternidade, e, até os estudos. Recentemente ela deu inicio à graduação em Gestão de Turismo.

“Eu tenho 3 filhos, um de 19 anos que mora no Paraná e duas filhas que moram comigo, uma com 11 anos e uma de 2 aninhos, fiz até o quinto semestre de pedagogia, mas tranquei a matricula. Atualmente eu decidi cursar Gestão de turismo para aprimorar ainda mais o meu desempenho nesta área”, detalha ela.

A estudante universitária e gerente, Cristiane Begalke atua como suplente de secretária do Conselho Municipal de Turismo, o COMTUR, e, também é membra da Associação de Desenvolvimento de Turismo Vale Europeu.

A Prefeitura agradece e parabeniza à Cristiane pela dedicação e empenho no trabalho que contribui com o crescimento do turismo em Benedito Novo. Para ela, para todas as mulheres do Turismo e a todas as mulheres, a Gestão Pública deseja um Feliz Dia da Mulher