• ---
  • Máx: ?
  • Min: ?

  • ---
  • Máx: ?
  • Min: ?

Município

Características Físicas

Publicado em 14/11/2014 às 10:10

Clima

O clima classifica-se como mesotérmico úmido, sem estação seca, com verões quentes, apresentando temperatura média anual de 19,7ºC, com extremos de 01º no inverno nas áreas de ocorrência de geadas e 35ºC no verão. A precipitação pluviométrica situa-se entre 1.600 a 1.700mm no ano.

Geologia

A Geologia Regional correspondente aos municípios do Médio Vale do Itajaí apresentam diferentes tipos de estrutura refletidos na paisagem.
Os terrenos do complexo cristalino apresentam-se no município de Benedito Novo e são formados por rochas metamórficas (gnaisses) e eruptivas ácidas (granito e realitos).
Em relação a Litologia, constituem-se em quartzitos, filitos, granitos-gnaisse, xistos e calcários metamórficos, sobre os quais se referem a xistos e filitos com pouco afuramento e rochas fresca (a maioria decomposta) apresentando fenômenos de granitização.
Recursos Naturais: galena e ardósia, sendo esta utilizada para a fabricação de telhas, murões, pisos e revestimentos.

Geomorfologia

Com uma superfície de 385,4 km², Benedito Novo situa-se no Médio Vale do Itajaí, nos contrafortes da Serra do Mar e ao longo da bacia do Rio Benedito, afluente do Itajaí-Açu, a uma latitude de 26º46'58'' S, longitude de 49º21'52'' W de Greenwich, e uma altitude de 130m, atingindo cerca de 900m nos pontos mais elevados.
O relevo predominante é fortemente acidentado com declividades acentuadas. Nas margens dos rios corre faixa de várzeas nas áreas de maior altitude.

Solos

Profundidade: na sua maioria, entre 45% e 75% de declividade; e outras áreas, de 8% a 20% de declividade. O uso do solo, na sua maioria restrita para pastagens e ao uso da plantação de arrozais.
Há predominância do solo Cambissolo Bruno Húmico: solos com menor profundidades (0,5 a 1,5m) ainda se desenvolvendo, podendo ou não ter pedras na superfície. Teor elevado de matéria orgânica, fertilidade natural muito variável, de baixa a alta.
Aparecem solos Podzólicos Vermelho-Amarelo: solo profundo (1 a 2m) e bem drenados, com características principal e marcante com uma diferenciação entre as duas camadas (arenosa e argilosa).

Vegetação

As observações realizadas no município de Benedito Novo nos mostraram a evidência de existir uma grande uniformidade na dominância das espécies, sobretudo no estrato arbóreo e no dos arvoredos.
Na Mata Atlântica destacam-se condições ambientais que permitem o desenvolvimento de uma floresta com fisionomia e estrutura peculiares, grandes variedades de formas de vida e elevado contingente de espécies endêmicas, como a canela, o guamirim, a vicuíba, a peroba-vermelha, o cedro, o pau-de-óleo, a figueira, o olandi, o palmiteiro e outras espécies de árvores.
A Mata de Araucária desempenha papel principal na fisionomia florestal do planalto. Seus valores paisagísticos, porém, foram descartados face ao valor econômico. Hoje, essa mesma espécie juntamente com outras andinas e principalmente a de origem tropical, está desaparecendo diante da expansão da fronteira agrícola e da exploração madeireira.