• ---
  • Máx: ?
  • Min: ?

  • ---
  • Máx: ?
  • Min: ?

Município

Agropecuária

Publicado em 14/11/2014 às 10:03 - Atualizado em 19/02/2019 às 10:44

 

 

 

Benedito Novo é em sua maior parte um município agrícola. Em uma área de quase 386 Km2, o município possui aproximadamente uma população rural de 4.200habitantes, cerca de 800famílias de agricultores e 1.200famílias rurais (dados do ano de 2001). Predominando nos dias de hoje as pequenaspropriedades com agricultura de subsistência e pequena comercialização de excedentes.

O relevo é desfavorável, com uma topografia bastante acidentada, fazendo com que a mecanização seja limitada. O solo não é muito fértil, possuindo uma grande acidez e muitos produtores ainda não utilizam insumos mais modernos, e grande parte dos que se utilizam deles estão os empregando de forma inadequada, demonstrando que os produtores não estão devidamente capacitados: possuem pouca informação a falta de organização faz com que as oportunidades de negócios sejam cada vez mais difíceis.

Estes fatores aliados, pouco entendimento das informações, pouca participação e pouco conhecimento comercial, fazem com que as chances de melhora se tornem cada vez mais escassas e que novas alternativas econômicas não sejam possíveis de serem alcançadas devido às barreiras econômicas que fazem com que os agricultores fiquem impedidos de fazer novos investimentos. Além disso, existem graves problemas como a falta de conscientização ambiental, falta de saneamento rural e deficiência dos serviços de saúde.

Um retrato que demonstra a realidade da situação rural dos dias atuais é o fato dos jovens filhos de produtores estarem se desligando do setor agrícola e buscando melhores condições de vida e de trabalho na cidade, onde encontram salários sustentáveis e novas oportunidades de acompanhar as transformações dos dias atuais.

Para que isto não continue acontecendo é necessário maior apoio aos pequenos produtores, de forma que possam melhorar suas atividades e desta forma permanecer no seu meio rural.

Segundo a EPAGRI (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina S. A.), nos últimos anos intensificou-se o reflorestamento. Mas o principal produto agrícola cultivado no município ainda é o arroz, que predomina na região de Santa Maria.

Para o ano de 2003 foi estimada uma produção de aproximadamente 46.200 sacas (cerca de 2.310 toneladas), distribuídas em 330 ha . O milho, outro importante produto agrícola do município, terá para este ano uma produção estimada de 49.500 sacas (cerca de 2.970 toneladas), distribuídas em 1.100 ha . O pepino, produto cultivado por pequenos produtores e utilizado para conserva, terá uma produção de aproximadamente 125 toneladas, em 5 ha .

 

PECUÁRIA

A pecuária possui uma grande importância entre os agricultores, pois estes possuem em sua maioria criações para seu próprio consumo, que muitas vezes torna-se uma forma de sustento com a venda dos mesmos.

 

Suínos

O município sempre foi um grande consumidor e criador de suínos, tendo grande importância na economia local. Mas nos últimos anos, devido ao baixo preço do suíno para o produtor e um aumento significativo dos custos de manutenção, fez com que no nosso município, muitos suinocultores desistissem dessa cultura, diminuindo, desta forma, consideravelmente o número de suínos nas propriedades agrícolas.

 

Bovinos e Bufalinos

Ao contrário dos suínos, a criação de bovinos vem aumentando nos últimos anos.

De acordo com dados da CIDASC (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina) Benedito Novo possuía até o mês de abril/2003, 10.405 bovinos/bufalinos em 1.072 propriedades cadastradas.

Pode-se dizer que houve um aumento significativo neste número se o compararmos com o último levantamento, ocorrido no ano de 2000, na última campanha de combate à Febre Aftosa.

Localidades com maior concentração de bovinos/bufalinos no município

Localidade N º de Bovinos/Bufalinos

São João

1614

Liberdade

1491

Barra São João

1125

Ribeirão dos Russos

1124

Obs: Dados até Abril/2003

 

Perspectivas futuras

Para tentar amenizar os problemas agrícolas existentes no município, poder-se-ia promover o agroecoturismo ou turismo rural; aproveitar o potencial hídrico para exploração da piscicultura; produzir mais produtos hortifrutigranjeiros, de alto consumo; investir mais na bovinocultura de leite, entre outras estratégias que possam dar disposição para que o homem do meio rural possa trabalhar nas suas terras sabendo que por trás de tudo há um grande incentivo para que ele continue seu trabalho de forma que sua qualidade de vida seja cada vez melhor.