• ---
  • Máx: ?
  • Min: ?

  • ---
  • Máx: ?
  • Min: ?

Município

Indústria

Publicado em 14/11/2014 às 10:00 - Atualizado em 19/02/2019 às 10:43

 

 

 

Os recursos naturais foram a primeira fonte de riqueza econômica do município. A madeira nativa foi explorada durante muitos anos para construção civil, fabricação de móveis, produção de carvão vegetal, dentre outros. Após a implantação de leis ambientais mais rigorosas, a indústria madeireira buscou adaptar-se usando madeira reflorestada (pínus e eucalipto) plantada de forma crescente no próprio município. Essa adaptação também levou à modificação do emprego dado à madeira local como a fabricação de esquadrias para exportação, por exemplo.

Atualmente, além das madeireiras, há empresas de diversos ramos atuando em Benedito Novo. Como não possui pólo industrial, essas empresas se dispersam por todo seu território, havendo em cada localidade uma opção de emprego.

Igualando-se ao Vale do Itajaí, região a qual pertence, tem destaque o setor têxtil, pelo qual é reconhecido no Brasil e no mundo. Não se tratando somente de empresas de médio e grande porte, ressalta-se também a importância sócio-econômica das pequenas facções, conhecidas muitas vezes como “fundo de quintal”. Trabalham nelas grande parte da população ativa feminina.

Há empresas de grande porte na área de celulose (papel e papelão), granitos e emborrachados sendo algumas delas reconhecidas nacionalmente.

Estes são os destaques de nossa cidade. Além disso, há várias outras indústrias, desde pequenas “empresas familiares” até a chegada de investidores de diversas partes do Brasil e do mundo.

Assim, apesar de Benedito Novo ser um pequeno Município, vê-se nitidamente que o progresso está presente. E, se os empresários continuarem a acreditar no potencial e na qualidade de força ativa beneditense é possível construir uma fonte de renda auto-suficiente, capaz de gerar, acima de tudo, qualidade de vida.