• ---
  • Máx: ?
  • Min: ?

  • ---
  • Máx: ?
  • Min: ?

Município

Colonização

Publicado em 14/11/2014 às 08:13

A região que hoje abrange o município de Benedito Novo fez parte da área de colonização de Frederico Donner. Após colonizar Timbó, ele começou a explorar a região do Rio Benedito e estabeleceu alguns colonos nas confluências dos Ribeirões conhecidos por Dona Clara, Santa Rosa, Russos, Tigre e Antas. Sua exploração se deu até a comunidade de Salto Donner, atual município de Doutor Pedrinho.

De acordo com os documentos já citados, de Scheidemantel e Weingäertner, os pioneiros da colonização de Benedito Novo foram alemães das Províncias da Saxônia, Mecklemburgo, Pomerânia, Brandemburgo e Baden.

Data-se o período de colonização entre 1876 a 1891. As margens do Rio Benedito até Timbó, foram ocupadas a partir de 1865 e chegando os colonizadores em Timbó, entre 1868 e 1869. A ocupação das terras em direção a Benedito Novo alcançou a região de Dona Clara em meados da década de 1870.

Dados oficiais estabelecem que Benedito Novo foi fundada na década de 1880, por Joseph Peyerl, Johann Maus e Anton Werling. Com a chegada de imigrantes italianos e poloneses, a colonização do município tomou novo impulso, fixando-se os poloneses nas regiões dos Ribeirões Antas e Pinheiro, ao passo que os italianos desbravaram e se estabeleceram em Doutor Pedrinho e Santa Maria.

A partir de 1888, chegaram muitos novos colonizadores que ocuparam o Ribeirão dos Russos, Ribeirão das Antas, Ribeirão Prochnow, Ribeirão Tigre, Ribeirão Carvão, Santa Maria e Benedito Alto.